A microssimulação de tráfego é uma ferramenta que permite a criação de modelos que refletem o modo com que os veículos se movem em uma área específica, levando em consideração uma série de fatores, como condições de tráfego, sinalização existente, velocidade, comportamento do motorista, entre outros.
Dessa forma, o uso da simulação de tráfego possibilita analisar os impactos das alterações viárias antes da implantação de um determinado projeto, proporcionando maior assertividade na tomada de decisão.
Na 4MOB Engenharia trabalhamos com o uso de simulação de tráfego para análise dos nossos projetos, avaliando a eficiência da implantação de rotatórias, semáforos, alterações viárias e medidas a curto, médio e longo prazo.
A partir de um modelo virtual da infraestrutura de transporte de uma cidade ou região a microssimulação de tráfego pode ser usada para:
- Avaliação de projetos viários: como a construção de novas vias ou a implementação de novas rotas de transporte público.
- Projeto de interseções: possibilita a simulação de diferentes cenários de interseções e avaliar a eficácia de diferentes tipos de sinalização.
- Planejamento de transporte público: a microssimulação pode ser usada para planejar as rotas de transporte público, horários e frequência, podendo otimizar esse serviço.
- Projeto de ciclofaixa: permite testar diferentes rotas e configurações da infraestrutura para ciclistas, a fim de melhorar a segurança e eficiência da rota ciclável.
- Projeto de rotatória: é possível testar diferentes cenários, horários de pico e fluxos de tráfego variados, além de testar diferentes geometrias, número de faixas e diâmetros.
- Implantação de semáforos: a microssimulação pode ser usada para avaliar o impacto da implantação de semáforos e o tempo de ciclo ideal, analisando os possíveis congestionamentos e pontos de conflito.
A 4MOB Engenharia realiza Simulações de tráfego para prever os prováveis impactos relativos às mudanças nos padrões de tráfego resultantes de alterações viárias ou de mudanças no ambiente físico, como número de faixas, sinalização e outras. Assim, identificando pontos de conflito e prevendo o comportamento do tráfego em diferentes situações, a fim de otimizar o projeto de mobilidade urbana, criando vias mais eficientes e seguras.